Este artigo explica como devemos proceder sempre que recebemos um pedido de devolução, por parte de um cliente, de artigos do fornecedor MBIT.
Relativamente ao procedimento de devolução, devemos sempre indicar ao cliente que faça o pedido através do formulário de devoluções.
Se o cliente tiver a intenção de devolver a sua encomenda, parcial ou total, devemos primeiro ter sempre em conta os critérios estipulados com os fornecedores. Caso sejam cumpridos os critérios, devemos proceder da seguinte maneira:
- Se o cliente nos contactar via telefone: devemos pedir todos os dados para colocarmos no formulário da MBIT (diretamente no site do fornecedor) e pedir ao cliente que formalize esta intenção por e-mail (marketplace@saude360.medis.pt);
- Se o cliente nos contactar via e-mail: Devemos contactar o cliente (uma vez que teremos que pedir vários dados, podemos contactar via telefone. Nunca esquecendo que temos que nesse mesmo dia formalizar uma resposta ao cliente por e-mail, uma vez que o seu primeiro contacto foi por esta via) e preencher o formulário no site do fornecedor. Caso o cliente não atenda a nossa chamada, devemos enviar e-mail a pedir toda a informação necessária;
Após preenchimento do pedido de RMA pelo formulário, iremos receber uma confirmação do mesmo, a qual devemos mesclar no ticket. Posteriormente, todas as notificações de processo de RMA são recebidas também como ticket.
Quando recebemos a autorização de RMA, devemos enviar essa informação ao cliente, com toda a informação relevante e aplicável, assim como a label em anexo, de modo a que a mesma possa ser impressa e colada no exterior da caixa para envio.
O cliente deve ser mantido a par das atualizações consequentes.
Preenchimento do Formulário do Fornecedor
Independentemente de como nos chega o pedido do cliente, devemos preencher o formulário o do fornecedor, através do link Formulário MBIT. Devemos ter em conta os seguintes campos obrigatórios:
- Número de Série: caso não exista ou não tenhamos o nº de série do produto, podemos escrever “Não tem” ou “N/A”;
- Devolução Total: preenchemos o código de um dos artigos e especificamos no campo "Vossa Referência" ou "Avaria" a intenção de devolver toda a encomenda;
- Devolução Parcial: preenchemos um formulário para cada produto a devolver, com o número de série correspondente;
- Campo “Email para envio de número…”: o número de RMA será enviado para o endereço que colocarmos no formulário, com um PDF que o cliente pode imprimir (apenas a página 1) e colar no exterior da caixa de envio. Assim, devemos inserir o email do Marketplace para, quando recebermos a autorização de RMA, podermos enviar por email ao cliente. (marketplace@saude360.medis.pt)
Se o cliente não puder imprimir o PDF, terá de escrever os dados do fornecedor (nome, morada + código-postal) e o número de RMA (tem de estar visivel na caixa de transporte).
Exemplo da Guia enviada ao cliente:
![]()
Importante: volumes que cheguem sem número de RMA serão recusados pelo armazém do fornecedor.
Se a devolução for aceite, iremos receber uma notificação de RMA a indicar o mesmo. Neste caso, devemos contactar Adriano Bastos (adriano.bastos@mbit.pt) com o email marketplace.medis@mbit.pt em CC, a pedir que a devolução seja efetuada em VTEX.
Depois de feito o estorno em VTEX, devemos informar o cliente que a devolução foi aceite e que o valor pago pela encomenda foi devolvido através do mesmo método de pagamento utilizado na compra.